O que é Constelação Familiar?

 

A constelação familiar é uma técnica sistematizada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger (1925-2019) que visa trazer à luz emaranhados sistêmicos até então ocultos, e que podem influenciar nossa vida nos mais diversos setores. É um método há anos utilizado para auxiliar na solução de questões pessoais, familiares, organizacionais (empresas, corporações), pedagógicas, judiciais e (porque não?) na área veterinária.

 

Tive meu primeiro contato com a técnica em 2009, e desde então tenho estudado e observado como os animais podem ser beneficiados pela mesma. No meu dia a dia, atendendo na especialidade de oncologia, com uma grande frequência percebo "coincidências" entre o diagnóstico que o meu paciente apresenta e um comentário, muitas vezes sutil, do cliente que o trouxe, dizendo que por acaso alguém da família dele também apresenta ou já apresentou o mesmo diagnóstico. Quando escutei isso pela primeira ou segunda vez achei apenas uma grande coincidência, mas lá pela décima ou vigésima vez me convenci de que era muita coincidência para ser atribuída somente ao acaso. E foi quando comecei a prestar atenção aos movimentos familiares e como os pets poderiam estar inseridos nos mesmos, carregando questões da família ou até espelhando dinâmicas ocultas.

 

Para quem tem interesse pelo assunto, convido a participar dos workshops que são realizados com frequência, para que possa, não somente ver, mas também sentir como essas dinâmicas acontecem (informações sobre o próximo workshop no final desse texto).

Uma constelação que me marcou foi de uma pessoa que contava sobre uma cachorrinha idosa e doente, segundo ele em estágio terminal. Ele não suportava assistir o que ele considerava como sofrimento dela, mas também não queria decidir pela eutanásia; estava em dúvida sobre qual caminho seguir e pediu para constelar, para ajudá-lo a tomar a melhor decisão. Durante a constelação a representante da cadela se mostrou serena, em paz, consciente de que sua energia de vida estava no fim mas, nas palavras dela "está tudo bem, sinto que fiz meu trabalho e estou pronta para ir embora, seguir meu caminho". O cliente desatou a chorar, dizendo que não conseguia deixa-la ir. Ficou evidente para todos naquele momento o quanto ele estava sofrendo com a idéia de que, mais dia ou menos dia, ela iria morrer (assim como todos nós não?). Ali ficou claro que o sofrimento maior era DELE, pois a essência da cachorrinha se mostrava absolutamente em paz. 

 

Quer conhecer mais? Clique aqui para ver as datas e locais dos próximos workshops. Caso queira agendar uma constelação para você ou seu pet, entre em contato conosco.

Please reload

© 2017 Vanessa Muradian

Todos os direitos reservados