Quando meu gato está obeso?

A obesidade é definida como um acúmulo de gordura corporal acima de níveis considerados como saudáveis. Em seres humanos há diversos estudos relacionando obesidade com maior risco de desenvolver doenças e maior taxa de mortalidade.


Nos EUA e no Reino Unido, estima-se que mais de 40% dos gatos são obesos. Mas o que é um gato obeso?




O gato é classificado como obeso quando seu peso está 20% acima do peso ideal, sendo considerado com sobrepeso quando seu peso está 10% acima. Ou seja, se um gato deve pesar 4 kg e já está pesando 4,5kg, já é considerado como um gato com sobrepeso; se pesar 5 kg, já está na faixa de obesidade. A gente acha que obeso é apenas aquele gato enorme e roliço, que mal consegue andar mas não é bem assim.


E porque o gato ganha peso?


A obesidade é influenciada por vários fatores: individuais (sexo, raça, idade, castrado ou não), ambientais (tipo de moradia, tipo de dieta, atividade física) ou uma combinação desses.


Dessa forma, apenas mudar a dieta pode não ser suficiente para que o gatinho volte ao peso ideal, e apesar de um gato gordinho ser mais gostoso e fofinho de apertar, não podemos esquecer de que gatos obesos tem mais problemas de saúde e tendem a viver menos.





O ideal sempre é o gatinho ser avaliado por um veterinário para, primeiro, ver se o mesmo está acima do peso ideal e, se estiver, investigar quais os possíveis motivos desse aumento de peso. Pode ser apenas porque ele é sedentário, ou come uma dieta muito calórica, ou pode até ter alguma alteração hormonal ou outra de saúde que justifique o acúmulo de gordura.


Mudar a dieta para uma ração específica pode ajudar mas, muitas vezes, atividade física precisa ser adicionada à vida do gato. Mas meu gato não passeia na rua, como fazer? É aí que entram os brinquedos interativos, e muitas vezes a família precisa colaborar.



Está certo que alguns gatos não curtem muito brincar, mas vale o esforço em tentar descobrir qual o brinquedo que chama a atenção dele, que o faça sair do lugar: perseguir uma bolinha? varinha com ratinho na ponta? ponteira laser que aponta luzinha para vários pontos da casa? Vale o esforço em descobrir uma forma de fazer o gato se mexer, o que vai ajudar e muito a perda de peso.




Gatos que se mantém no peso ideal são mais saudáveis e vivem mais, e seu gatinho vai te agradecer se encontrar uma forma de exercitá-lo brincando com ele todos os dias.



Gostou do artigo?

Assine já !

ARTIGOS RECENTES