Meu paciente está com câncer, o que ele deve comer?

Todos sabemos que o que comemos é fundamental para promover (e manter) nossa saúde, mas na correria do dia a dia muitas vezes nos esquecemos de valorizar esse pequeno "detalhe". Para nossos pacientes não é diferente, e quando os mesmos adoecem não devemos (nem podemos) nos esquecer de nos preocuparmos com a dieta adequada pra eles.


Quando a doença deles é oncológica quase 100% das famílias me perguntam: "Doutora, o que eu devo dar para ele/ela comer agora? qual a melhor dieta para meu pet com tumor/câncer? Há algo que ele não pode, ou não deve, comer?"


As dúvidas das famílias sobre o assunto são comuns, porém, muitos veterinários também têm as mesmas dúvidas, ou por desconhecerem sobre nutrição ou por não levarem em consideração a importância da dieta e correta avaliação nutricional para a saúde de seu paciente. Se você, colega veterinário, se restringe a dizer "dê uma ração super premium e pronto", repense suas orientações.


Não é só o QUE o seu paciente come, mas QUANTO ele come e o IMPACTO dessa alimentação no seu organismo. Essa avaliação deve ser tão importante quanto os medicamentos que ele toma e as cirurgias que precisa fazer.


É comum pacientes oncológicos terem perda de apetite, perderem peso e massa magra; saber identificar os primeiros sinais desses problemas e intervir precoce e adequadamente pode ser o diferencial para o sucesso do tratamento oncológico.



Pela importância desse assunto é com grande satisfação que venho apresentar meu último artigo sobre nutrição do paciente oncológico publicado a convite da Revista Veterinary & Science (n.45, Setembro 2018).


A revista é voltada aos médicos veterinários, portanto o texto pode estar um pouco "técnico" para as famílias dos pets. Prometo que em breve venho escrever um texto baseado nas dúvidas mais frequentes que os clientes me trazem no dia a dia da clínica (se desejar envie sua dúvida para eu incluir no próximo texto)

Gostou do artigo?

Assine já !

ARTIGOS RECENTES

© 2017 Vanessa Muradian

Todos os direitos reservados